0 Flares 0 Flares ×

Já começo esse texto dizendo que tudo anda muito corrido, parece que os dias de amanhã estão chegando hoje, socorro!

As diversas preocupações da vida e muitas vezes por algo futuro causa a famosa ansiedade, que até certo ponto é normal todo mundo sentir. Mas são tantos desafios enfrentados no dia-a-dia que tem hora que parece que vamos explodir, e isso abre caminho para crises de ansiedade, e é algo preocupante.

Uma das principais fontes de alimentação para a ansiedade é o trabalho: lugar que geralmente passamos intermináveis horas do nosso dia. É pressão por resultados, prazos apertados, planilhas gigantescas, excesso de demanda, inseguranças diversas, o VR que tá acabando (Eu ficava muito ansioso pra chegar o dia do VR cair #quemnunca?), além também de insatisfação profissional e/ou ainda problemas de relacionamento com colegas e líderes abusivos, e diga-se de passagem que quando há uma liderança autoritária, arrogante e que age de forma agressiva, o profissional pode acabar tão amedrontado que suas crises de ansiedade podem se tornar frequentes e incontroláveis.

É um assunto muito delicado e esse texto vai focar basicamente no que você pode fazer desde já para diminui/evitar isso, mas ao menor sinal de ansiedade generalizada é essencial buscar auxílio de um especialista que possa ajudar a identificar suas origens e a tratar os sintomas adequadamente. Mas vamos lá!

Esqueça do trabalho

Deixe tudo que for relacionado ao trabalho lá no ambiente dele. Ficar em casa pensando naquele checklist de tarefas que está pendente não vai fazer diminuir a quantidade, no outro dia quando você voltar tudo vai estar lá ainda, isso só vai dar combustível para ansiedade. Saia do trabalho e desligue-se completamente dele, preencha a mente com coisas prazerosas e relaxantes (eu pensava em comida, por isso o VR nunca durava até o fim do mês 😅).

Faça atividades

Muita gente se exercita, vai pra academia, corre, faz maratona (..de series da Netflix, mas ta valendo), o importante é descansar a mente de toda a energia pesada que se condensa durante o dia: por alguma válvula de escape isso tem que sair, é melhor que seja dando porrada em alguma luta na academia, ou chorando (de raiva) porque o seu personagem favorito da série morreu. Se você for do tipo mais calmo faça meditação, é uma ótima opção. Enfim, faça algo que abstraia sua mente!

Organize seu trabalho

Muito trabalho acumulado, pilhas de relatórios da grossura da bíblia para ler e assinar, uma bagunça que você não sabe se aquilo é um post-it ou um pedaço da sua gravata/lenço; pare, respire e se acalme. Primeiro comece organizando fisicamente seu local de trabalho, de modo que se sinta confortável, depois organize as demandas, uma regra básica é: o que for mais urgente vem primeiro. Se puder evite pegar mais trabalho até que tudo esteja em dia, preze pela qualidade do serviço e não a quantidade, converse com seus pares e superiores, não pense que expor a situação é sinônimo de fraqueza, na verdade é o melhor caminho para conseguir atingir os objetivos da área/empresa.

Se pergunte

O seu atual emprego te faz feliz? Vale a pena todo o estresse? Quanto tempo vai continuar sobrecarregado? Quanto tempo vai viver ansioso com medo de não bater as metas e alcançar os resultados da empresa?

Se interiorize, pense no seu bem-estar, faça um exercício e busque saber se está realmente fazendo o que gosta, reavalie mudar de carreira se for o caso, converse com sua família e amigos, ouça a opinião de pessoas importantes para você. As vezes a gente se força a estar em um ambiente que no fundo não pertencemos, e não é errado ter medo de mudar, só precisamos de um esforço maior para sair da tal “zona de conforto” (que não tem conforto nenhum, as vezes tá bem ruim).

Contudo, independentemente de qualquer coisa nunca deixe de procurar a ajuda de médico especialista, seja psicólogo ou psiquiatra, ansiedade é uma entre várias emoções que carregamos dentro de nós e nada melhor que sempre fazer uma checagem geral de como está nossa mente atribulada. ☺️

Abra seu coraçãozinho nos comentários abaixo e nos conte o que anda te afligindo. E não esqueça de seguir a gente nas redes sociais. Curta e #Compartilhe 😉

Lembre-se que você é uma pessoa incrível 💙

INSTAGRAM: https://instagram.com/wthomasoficial
FACEBOOK: https://www.facebook.com/wthomasoficial 
TWITTER: https://www.twitter.com/wthomasoficial 

🎤PODCAST
[iOS] http://podcast.wthomas.com.br 
[Android] https://soundcloud.com/wthomasoficial

Tem sugestão de conteúdo?
Mande um e-mail para: ✉ contato@wthomas.com.br