Devo desistir da faculdade? Isso pode ajudar… 🎓

0
271
0 Flares 0 Flares ×

Quer desistir da faculdade ou já desistiu? Esse assunto que pode estar atormentando sua cabeça, ou de algum amigo, alguém da família. Não sei se você já passou por isso, ter iniciado um curso livre ou algum curso de nível superior e simplesmente desistiu, seja lá qual foi o motivo, talvez não era a área que você queria, não estava gostando, estava com notas baixas ou apenas preguiça. Independente do motivo, vejamos quais são os pontos positivos e negativos nessa situação.

Olha, se tem uma pessoa que entende desse assunto sou eu, pois desisto 2 vezes da faculdade, fiz 1 ano de Comunicação Social (publicidade e propaganda), depois eu comecei Sistemas e parei faltando 1 ano. E finalmente estou me formando em Marketing Digital.

Primeira coisa que precisamos entender é o seguinte: a faculdade é obrigatória para algumas áreas que você deseja seguir carreira, por exemplo: médico, para ser um profissional dessa área médica, não tem como fugir da faculdade, você vai precisar enfrentar 6 longos anos de estudo. Mas algumas profissões você consegue atuar com cursos mais rápidos, um ótimo exemplo é o que tenho estudado atualmente (marketing digital) hoje em dia temos esse curso superior disponível, porém existem empresas que oferecem cursos de marketing digital mais completos e muito mais práticos do que uma faculdade. (Falo isso por experiência própria).

Segundo: Qual é o motivo que te leva a faculdade e estudar o que está estudando ou pretende estudar? Essa é a pergunta mais importante que você precisa fazer a si mesmo. Você precisa ter um forte motivo para seguir adiante. Se você já identificou o que realmente ama fazer, ótimo, mas a maioria das pessoas ao concluir o ensino médio ainda se sente totalmente perdidas com relação a escolha da profissão.

Ai vem pressão dos pais, da sociedade, professores, amigos, de repente você vê todo mundo falando que vai prestar vestibular pra “isso” e “aquilo” e você pensa: “Meu Deus o que eu vou fazer!” Eu também passei por essa pressão, na verdade todos passam, mas cada um em uma intensidade e de formas diferentes.

Quero que você entenda o seguinte: Tudo no seu tempo, tudo tem o seu momento. Quem falou que você é obrigado a terminar o ensino médio e já ingressar numa faculdade?  Se você realmente tem dúvidas não seria muito mais lógico você ter 1 ou 2 anos para conhecer algumas áreas? Ler, estudar, conversar com profissionais das áreas que você tem interesse e ir identificando o que realmente pretende cursar? Mas as vezes por conta da pressão a pessoa “perde” anos estudando algo que vai trabalhar infeliz ou vai desistir.

Por mais que você sofra pressão de todos os lados, você precisa sentar com calma e pensar em cada detalhe, se seus pais o pressionam para começar algo logo, ou seguir a mesma profissão que eles, abra seu coração para eles, seja sincero com você e com eles, não tem problema você abrir o jogo e falar que ainda não se decidiu sobre o que realmente quer fazer.

Muitas pessoas pensam, são 4 anos de faculdade e depois estou livre! Mas a verdade não é bem assim, você nunca para de estudar, a faculdade é só o começo de algo que você fará o resto da sua vida.

Mas aí tem mais uma questão. Não necessariamente você terá que escolher algo e ficar nisso para o resto da sua vida, foi como eu falei anteriormente, eu comecei dois cursos diferentes na faculdade e não conclui, isso não quer dizer que foi tempo perdido, porque isso me ajudou muito, depois disso eu comecei a empreender, mesmo tendo minha própria empresa e eu achava que eu nunca mais voltaria a fazer alguma faculdade, mas eu senti a necessidade, a vontade, o desejo de ingressar no curso de Markenting e este ano estou me formando. E por incrível que pareça depois de 15 anos trabalhando, sim, eu já tenho 15 anos de profissão eu descobri de verdade o que eu amo fazer, o que é minha paixão, aquilo que me dá tesão ao acordar e falar “mais um dia de trabalho, eba!” E fico feliz com o que estou fazendo e eu tenho modelado cada vez mais.

O que quero dizer para vocês é o seguinte: se você desistiu de uma faculdade, algum curso, não se desespere, não ache que é o fim do mundo, isso é normal! Isso pode até acontecer outras vezes durante sua vida e está tudo bem!

O importante é que você faça o que realmente gosta. Mesmo que você tenha investido 1, 2 anos numa faculdade e parou, esse tempo e dinheiro gastos não foram perdidos, tudo é válido desde que você saiba fazer um bom proveito de cada oportunidade que vivenciou, pegue todo esse conhecimento e use à seu favor, tenho certeza que isso irá te ajudar em várias áreas da sua vida. Foque nas coisas que você tem que fazer, respire fundo, continue lendo, buscando conhecimento que em algum momento você vai se identificar com algo que faz total sentido para você, e cada vez você vai se sentir mais feliz e realizado com o que faz.

🎬 W• Thomas
INSTAGRAM: https://instagram.com/wthomasoficial
FACEBOOK: https://www.facebook.com/wthomasoficial 
TWITTER: https://www.twitter.com/wthomasoficial 
SITE: http://wthomas.com.br

🎤PODCAST
[iOS] http://podcast.wthomas.com.br 
[Android] https://soundcloud.com/wthomasoficial

Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos e se inscreva no canal.
Tem sugestão de conteúdo?
Mande um e-mail para: ✉ contato@wthomas.com.br

Obrigado por estar aqui! Você é uma pessoa INCRÍVEL! 💙 Busque sempre conhecimento.