Franceses param de trabalhar aos 40 para viver em estilo “frugal”

0
111
0 Flares 0 Flares ×

A moda começou nos Estados Unidos, passou pela Alemanha e chegou na França: é o chamado “frugalismo”, um modo de vida que prega menos trabalho, menos consumo.

É o caso da norte-americana Kristy Shen, que discorre em seu canal no Youtube a respeito do “FIRE”, sigla em inglês para Independência Financeira e Aposentadoria Precoce. “Liberdade! Liberdade para viver seus sonhos e fazer o que você gosta. Como eu sei? Porque eu fui capaz! Eu costumava trabalhar demais. Mas as coisas não avançavam. Foi somente quando parei de seguir os sonhos da geração passada e comecei a seguir os meus que me tornei financeiramente independente”, afirma a jovem, que está na casa dos 30.

Kristy Shen diz que, agora, se dedica a atividades menos rentáveis economicamente, mas que são produtoras de capital humano e social. “Escrevo livros para crianças, crio aplicativos gratuitos que trazem diversidade para a literatura infantil e sou uma mentora para jovens garotas que querem aprender novas tecnologias. Também vivo de forma nômade e posso mudar de país todo mês. Cada novo dia é o melhor dia da minha vida”, relata.

As pessoas que são atraídas pelo “frugalismo” trabalham no mercado financeiro, em bancos, em profissões que eles julgam “sem muito sentido”. É o que o antrópologo norte-americano David Graeber chama de Bullshit Jobs, empregos que, mesmo sendo bem remunerados, não representam um interesse intelectual.

Limitado a círculos da classe média ou alta, o “frugalismo” não deve ter um impacto grande a curto prazo. Mas ele propõe uma reflexão sobre qualidade de vida, administração do tempo de trabalho e consumo moderado.

Leia a matéria completa

É como dizem né “a vida começa nos 40”. Bem que essa moda poderia desembarcar aqui nas terras do tio Silvio Santos Tupiniquins hehe, mas enquanto o Brasil não entra pro seleto grupo dos Frugals (e acredito que vai demorar, segura a ansiedade!), a gente pode tentar uma carreira diferente, ir mudando, o importante é ser feliz. 😊

Sou pobre para aderir ao frugalismo 😞

Nos siga nas redes sociais. Curta e #Compartilhe 😉

Lembre-se que você é uma pessoa incrível 💙

INSTAGRAM: https://instagram.com/wthomasoficial
FACEBOOK: https://www.facebook.com/wthomasoficial 
TWITTER: https://www.twitter.com/wthomasoficial 

🎤PODCAST
[iOS] http://podcast.wthomas.com.br 
[Android] https://soundcloud.com/wthomasoficial

Tem sugestão de conteúdo?
Mande um e-mail para: ✉ contato@wthomas.com.br