0 Flares 0 Flares ×

Mudar de carreira não é uma “coisa” fácil, não importa quantos anos você tenha, sempre vai bater aquela insegurança e várias neuras que no final das contas somos nós mesmos que colocamos. Veja bem, não estou falando que é tudo invenção da nossa cabeça cheia de preocupação, mas no geral o que impede são coisas que podem ser mudadas ou trabalhadas. E pensando nisso listei algumas razões que fazem as pessoas desistirem de mudar de profissão, e se você se identificar com algumas delas (como eu mesmo já me identifiquei) pode começar a trabalhar para mudá-las.

Dinheiro

Ahhh o famoso dim-dim, essa é a primeira barreira que todos nós meros mortais consumidores e pagadores de contas esbarramos. Todo mundo tem medo de não ter renda suficiente seja lá para o que for, e piora a situação para quem trabalha a muito tempo e/ou tem um emprego bem remunerado. Começar uma nova carreira pode significar começar em cargos baixos e consequentemente salário menor. Mas ao invés de rejeitar a ideia de mudar de emprego com base no salário, pense em modos de se preparar para essa mudança, obviamente você terá que abrir mão de algumas coisas ou limitar o consumo por um tempo (deixe para comprar o novo iPhone ano que vem hehe). O que quero dizer é que com um bom planejamento financeiro esse problema pode ser minimizado, e assim o caminho fica livre para dar o próximo passo.

Falta de confiança

Ai mas ninguém vai me empregar porque eu não sei nada…” E lá vai pro ralo toda sua esperança de poder trabalhar em algo legal.  Quando a gente fica muito tempo em uma empresa ou fazendo a mesma atividade, achamos que ninguém vai nos dar uma oportunidade em um ramo totalmente diferente só porque não temos experiência. Muitas vezes o novo empregador dá mais valor às qualidades, como por exemplo: alguém dedicado, proativo, sincero… entre outros. Então confie mais em você e nas suas qualidades. Venda quem você é acima do que sabe fazer, algumas empresas querem pessoas de verdade, e não apenas robôs para exercer atividades. No final das contas as atividades podem mudar e deixar de existir, as qualidades ficam.

Família

Eu sei muito bem o que é ser o provedor de uma casa, e sei que mudar de carreira poderia afetar todo o andamento do lar, consumos, escola, lazer… a esposa/marido, os filhos, até os cachorros podem ficar receosos. A melhor forma para lidar com os impactos que a mudança de emprego/carreira pode trazer é conversar com os envolvidos, com sua família. Discuta como isso afetará o estilo de vida e as finanças, e, principalmente, deixe claro que você não está feliz com sua carreira atual.

Falta de clareza

Outro ponto que confesso que já esbarrei: o que eu quero fazer da vida? Simplesmente eu não queria mais fazer o que estava fazendo, mas não sabia para onde ir, só queria fugir bem rápido hahaha.

Pessoa incrível vamos com calma, antes de sair pedindo demissão do emprego é necessário avaliar para onde deseja ir, aqui vai uma dica singela, porém eficaz: procure fazer o que você ama. Busque profissões relacionadas com o que você gosta de fazer, aquilo que faria até de graça (Obviamente procure alguma empresa que pague por isso, a esposa/marido, as crianças e os cachorros agradecem 🙂 ), depois procure mais informações ou pessoas que trabalham nessa área, estabeleça conexões.

Idade

Irei contar um breve acontecimento: Estudei com um senhor de 71 anos na faculdade, foi o máximo, ele tinha muito a agregar e mal sabia disso, o dia-a-dia mostrou que ele aprendeu muito, mas ensinou muito também. Isso quer dizer que a idade é apenas um detalhe, e pode se tornar um ótimo aliado, experiência de vida pode ser o seu diferencial, nunca é tarde para correr atrás dos seus sonhos; planejamento e força de vontade são os principais aliados!

Medo de falhar

Errar é humano. Só essa frase já rebate esse item, para completar: não foque no que você pode errar, foque na infinidade de coisas novas que irá aprender. E para aliviar ainda mais: ninguém nasceu sabendo, todo mundo teve que começar do zero, e inícios são suscetíveis a erros, fique tranquilo é normal sentir medo.

Esses são alguns dos principais pontos que pode encerrar precocemente uma linda carreira de sucesso, não se limite, todo esforço feito com clareza de objetivo, sempre vai ser recompensador.

Para finalizar, caso ainda esteja com dúvidas sobre sua carreira profissional, e queira se aprofundar nesse tema, temos um presente: preparamos um e-book incrível (juro que não é cansativo), ele possui um teste de satisfação profissional que pode te orientar e servir como primeiro passo.

Clique aqui e baixe

Texto adaptado de Changing Career:  Reasons people put off making a career change.

Conta pra gente o que mais fez você desistir de mudar? Comente abaixo! e não esqueça de seguir a gente nas redes sociais. 😉

INSTAGRAM: https://instagram.com/wthomasoficial
FACEBOOK: https://www.facebook.com/wthomasoficial 
TWITTER: https://www.twitter.com/wthomasoficial 

🎤PODCAST
[iOS] http://podcast.wthomas.com.br 
[Android] https://soundcloud.com/wthomasoficial

Tem sugestão de conteúdo?
Mande um e-mail para: ✉ contato@wthomas.com.br