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Basta ter uma ideia inovadora que tudo acontece. Será?

A tecnologia e a informação realmente simplificaram nossas vidas em muitos aspectos. Qualquer pessoa pode abrir um novo negócio e empreender. Porém, devemos levar em conta que os consumidores estão a cada dia mais atentos e conscientes, principalmente com o impacto que uma empresa causa no ambiente em que se encontra. Não digo o ambiente no sentido somente de “sustentabilidade”, mas como efetivamente as organizações estão contribuindo e gerando algum valor para a sociedade.

Existem tantas empresas por aí que causam tanto mal para as pessoas e eu pergunto para você; Qual seria a lógica em criar um negócio que causa o mesmo impacto negativo, se você pode entregar algo de valor para as pessoas e gerar um diferencial de forma natural?

1 • Por que? ou Como?

Ao dar os primeiros passos para abrir um novo negócio, as pessoas pensam naturalmente no “Como?”.

  • Como vou produzir?
  • Como vou vender?
  • Como vou entregar?

Porém, você deve gastar a maior parte do seu tempo no “Por que?”

  • Por que quero criar um negócio?
  • Por que quero empreender?

Não se iluda com respostas como, “porque quero ganhar dinheiro” ou “porque quero ser o meu próprio chefe”. Empreender não é nada fácil, você terá que trabalhar muito e passar por situações difíceis. O que irá manter você firme e forte seguindo seus objetivos será um motivo claro e verdadeiro. Veja que não usei palavras como; especial, brilhante ou inovador, mas algo verdadeiro. Tente pensar nas dificuldades que você tem no seu dia-a-dia ou em alguma situação que o incomode. Muitas vezes, uma ideia nasce por certas experiências vividas e que não foram muito agradáveis. Certamente, muitas pessoas passaram pela mesma situação.

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2 • Fracassar não te faz um fracassado

Muitos erros e fracassos virão, e isso não é de forma alguma ruim. Seu negócio navegará em mares violentos e por vezes desconhecidos, mas a cada tempestade é uma oportunidade de tornar o seu navio e seus tripulantes mais fortes e preparados para muitas outras tempestades que virão. Fracassou, errou? Ok, tente de novo!

3 • Não confunda persistência com teimosia

Já dizia o ditado “errar é uma coisa, persistir no erro é burrice”. Tenha sempre em mente que não existe uma verdade absoluta para criar um novo negócio. Cada passo deve ser um teste. Se você errou ou não teve o resultado que esperava, entenda a fundo o que de fato aconteceu, assim você saberá que não deve proceder da mesma forma e que vai precisar testar novas estratégias.

4 • Faça da informação sua maior aliada

Por último e não menos importante, utilize as informações ao seu favor. Digo não só buscar informações externas, mas como você vai preparar o seu “campo” para receber e capturar informações relevantes do seu público, dos seus concorrentes ou ainda quais métricas e KPI’s (Key Performance Indicator ou “Indicador chave de desempenho”) serão importantes para o seu negócio, seu objetivo de marketing e para as suas campanhas e anúncios.

5 • Será?

Repito a pergunta do começo deste artigo, Será?

Ter uma boa ideia é só o ponta pé inicial. O importante na verdade é o poder de execução e a interação da equipe que está por trás da ideia. Tenha ao seu lado pessoas diferentes de você, mas que de alguma forma o complemente. Lembre-se a equipe diz muito sobre o sucesso e o fracasso de uma organização. Aqui vale a frase de Ed Catmull, presidente da Pixar e Walt Disney Animation Studios “Dê uma boa ideia a uma equipe medíocre e eles irão estragar tudo. Mas dê uma ideia medíocre a uma grande equipe, e eles irão consertá-la ou surgir com algo melhor.”

Agora é sua vez de me contar quais foram os desafios enfrentados ao empreender ou no início de uma carreira. Escreva um pouco sobre suas experiências logo abaixo nos comentários 👇.