Conheça 10 benefícios de ter um diário

0
105
0 Flares 0 Flares ×

Diário, coisa de adolescente? Hoje, vou apresentar 10  benefícios de ter um para manter os registros com frequência.

Somo bombardeados por informações o tempo todo e quando nos damos conta novos hábitos estão fazendo parte da nossa vida. Seja por influência de amigos, TV, internet, etc. Durante um único dia somos colocados a prova e decidimos entre falar NÃO ou SIM para centenas de coisas.

Criar um hábito não é tarefa fácil, a questão é que existem bons e ruins. Só que nós não paramos para ficar filtrando e analisando quais são as coisas que fazemos constantemente que nos fazem bem ou mal. Hoje, quero mostrar os diversos benefícios do hábito de adicionar seus registros em um diário.

Até pouco tempo atrás, eu tinha a ilusão de que diário era coisa de adolescente e fui um pouco relutante em iniciar o uso. Após alguns dias registrando os principais acontecimentos das últimas 24 horas antes de dormir, comecei a perceber o quanto aquilo estava me fazendo bem. Separei um tempo para analisar e identificar quais eram as mudanças que estavam acontecendo. Além da reflexão fui pesquisar a respeito desses benefícios.

Vou compartilhar os resultados dessa reflexão e da minha pesquisa além desse artigo tem um vídeo no canal que eu falo sobre esses benefícios.

eBook gratuito • Como projetar uma vida de sucesso

1 • Ajuda no seu auto-conhecimento

Os registros em seu diário ajudam você a se conhecer melhor, dificilmente paramos para fazer uma leitura das coisas que realmente gostamos e que deixam o nosso dia-a-dia mais feliz.

Creio que já aconteceu com você julgar um alimento pela aparência e quando comeu achou delicioso. No diário acontece o contrário você experimenta e depois vai fazer o julgamento (escrevendo) de como você se sentiu ao viver aquela experiência.

2 • Melhora os seus relacionamentos

Escrever sobre sua relação com as pessoas, sejam elas: amigos, família, colegas do trabalho e parceiro(a) aumenta a sua empatia. Quando você já não está mais presente e analisa como foram os momentos que passou com determinada pessoa, é possível ver aquele momento com outros olhos e as vezes até pelo ponto de vista da outra pessoa.

Na próxima vez que você encontrar com aquela pessoa você irá lembrar que viveu a situação anterior 2x (a que de fato aconteceu e a que registrou no diário). Seus relacionamentos tendem a ser mais harmoniosos, pois você começa a prestar mais atenção e procura não cometer os mesmos erros.

3 • Ajuda a refletir e tirar lições da vida.

Como mencionado no tópico anterior, em diversas situações vividas você consegue fazer uma análise e identifica momentos de erros e acertos e vai refinando para que você seja mais assertivo nas tomadas de decisões.

4 • Ajuda a transformar sonhos em metas

Pensamos muito e agimos pouco. As pessoas confundem muito os sonhos com as metas. Ter vontade de algo é apenas um sonho, mas o que de fato você irá fazer para atingir aquele objetivo?

Você precisa de uma estratégia, um plano. O diário é um ótimo aliado para te auxiliar nessa tarefa. Você irá visualizar de forma mais concreta quais são os seus sonhos e a partir deles começar a planejar como será a conquista.

5 • Ajuda a manter o registro das suas conquistas

Comemore mesmo as pequenas conquista. Aprendi isso há um tempo atrás e agora tenho a possibilidade de registrar todas as conquistas e relembra-las quantas vezes eu quiser.

Essa é umas das melhores sensações, poder escrever tudo que você se esforçou e conquistou.

6 • Acompanhar seu progresso de evolução

Se você é do tipo que não se lembra o que comeu no almoço do dia anterior fique tranquilo, a maioria das pessoas são assim. Bom mesmo é ficar de olho no presente e em nossas ações atuais. Porém, o passado pode ser utilizado como referência para que você veja o quanto mudou (esperamos que para melhor hahaha).

7 • Ajuda a clarear pensamentos

Eu acredito que a meditação é uma das práticas mais benéficas para clarear pensamentos e podemos ter o diário como paceiro para esta atividade também. Temos a oportunidade de fazer profundas reflexões e entender um pouco mais sobre tudo o que temos pensado.

8 • Ajuda a ter novas ideias

Esse é um dos meus motivos favoritos. Tenho picos de criatividade durante o banho e sei que isso acontece com muitas pessoas (Acontece com você também? Deixe um comentário no final da página contando quais os momentos a sua criatividade fica à todo vapor) e com toda certeza o diário também me ajuda a exercitar a criatividade e ter novas ideias.

9 • Ajuda a encontrar novas forma de solucionar problemas

Exatamente pelo simples fato de visualizarmos situações de forma diferente é que o diário nos ajuda e encontrar soluções para os problemas. Basta ler novamente todos os motivos anteriores, ele exercita a criatividade e faz com que você veja situações por outro ângulo. Dessa forma fica muito mais fácil encontrar soluções que antes pareciam impossíveis de serem resolvidas.

10 • Ajuda a reduzir o estresse

Escrever acaba sendo uma distração muito benéfica, até nosso português e escrita é melhorado com o hábito de ter um diário e quando isso começa a fazer parte da sua vida, terá ótimos momentos se desligando de outras distrações e estará focado na sua atividade de alimentar seu diário.


Gostaria que me contasse se você já tem um diário ou não e se já conhecia alguns ou todos esses benefícios. Você pode deixar seu comentário no final da página será uma grande alegria ler a respeito da sua experiência.

Se você assim como eu, tem dificuldade em manter um diário físico, experimente utilizar um diário no seu celular, existem alguns aplicativos que fazem exatamente essa tarefa.

Se você gostou desse artigo compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais, tem opções logo abaixo pra você  fazer isso (Não guarde esse conhecimento só para você).

Você é uma pessoa incrível! Te vejo em breve. 💙