0 Flares 0 Flares ×

Existe um grande receio das empresas em contratar profissionais que mudam de emprego o tempo todo, os chamados: job jumpers. Mas essa realidade parece ter mudado nos tempos atuais, entenda o motivo.

Você já ouviu falar no termo job jumper? Esse termo é utilizado para identificar profissionais que têm rápida passagem pelas empresas onde trabalham. Traduzindo livremente: puladores de emprego.

As empresas de modo geral, sempre enxergaram com maus olhos esse tipo de profissional que era visto como uma pessoa ansiosa, sem comprometimento, conhecimento raso, dentre outros defeitos que fazem o profissional ser desqualificado aos olhos de um recrutador.

Há quem entenda e veja de forma diferente esse tipo de profissional. Uma pessoa que tem a experiência e visão de diversas corporações e pode ensinar muito a equipe, além de trazer ideias e implementar soluções aos projetos com um novo olhar.

Devo mudar de carreira? ebook gratuito

Os job jumpers ficam em média 2 anos e meio nas corporações, mas não pense que isso seja um ponto negativo. Uma das grandes vantagens é a alta performance desse tipo de profissional que geralmente está sempre muito motivado. Se fossemos colocar na balança o que seria mais vantajoso: Ter um profissional de alta performance a cada 2 anos ou um profissional desmotivado e pouco produtivo durante 8 anos? Realmente é algo a se pensar.

Temos que tomar um grande cuidado para não misturarmos as coisas. Ser um “pulador de emprego” não quer dizer que cada vez que esse profissional mudar de empresa ele irá mudar de carreira. São coisas completamente diferentes.

E não se assuste achando que você é um profissional ruim caso esteja pensando em mudar de carreira ou se mudou há pouco tempo. Isso também não quer dizer que você seja um job jumper.

Algumas das qualidades de um job jumper são:

Rápida adaptação

Medo da adaptação acaba sendo uma das barreiras para quem deseja mudar de carreira ou emprego, diferente de um job jumper que têm como característica uma rápida e fácil adaptação em seu novo ambiente de trabalho.

Busca por oportunidades

Outra característica muito marcante em um job jumper é sua busca constante por oportunidades, ele é uma pessoa ambiciosa e está ligado em todas as situações que possa aproveitar para ampliar seu conhecimento e suas habilidades.

Ampla rede de contatos

Os job jumpers costumam ser muito comunicativos e ter uma ampla rede de networking, facilitando novas parcerias e novos negócios.

Uma coisa muito importante ao contratar um profissional assim é não ter medo de quando ele irá deixar a empresa, mesmo com contrato. É ter em mente que ele não fará parte da equipe para sempre, mas durante o período de prestação de serviço irá agregar muito ao time.

Se você está pensando em mudar de carreira por algum tipo de insatisfação, pense nessa modalidade de profissional que atualmente está sendo cada vez mais aceito. Você pode ser o tipo de pessoa que ama o que faz, porém não quer ficar pra sempre preso no mesmo lugar. Como já falado anteriormente, mudar de carreira é diferente de mudar de emprego.

Gostaria de saber sua opinião a respeito desse assunto, logo abaixo tem um espaço pra você fazer sua avaliação e deixar seu comentário.

Você é uma pessoa incrível! 💙